Cursos de marcenaria – Nível básico, intermediário e profissional

Constituído de livro interativo e filmes em DVD, ricamente ilustrado com gráficos, imagens e filmes. Tudo pela internet.

Marcenaria é o trabalho de transformar madeira em um objeto útil ou decorativo.

A marcenaria evoluiu da carpintaria, que na atualidade sofreu algumas mudanças, pois o profissional nesta área trabalha principalmente com madeiras nobres como: cedro, cerejeira, imbuia, mogno, marfim, ipê. Destas madeiras são fabricados os laminados OSB (Oriented Strand Board). Algumas destas árvores, de acordo com as legislação ambiental, estão proibidas de serem retiradas da natureza e industrializados como compensado (Brasil) ou contraplacado (Portugal), aglomerado, MDF (Medium Density Fiberboard), laminado melamínico, folhas de madeira, etc.

O marceneiro deve possuir o dom da criatividade , além de ter um vasto conhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área. No uso de máquinas (serra circular ou de fita, tupia, formão, desempenadeira, etc) a cautela é primordial, pois qualquer acidente pode ser irreversível.

 

A marcenaria abrange o fabrico de móveis, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao trabalho industrial. Apesar de o marceneiro moderno fazer uso de máquinas para grande parte de seu trabalho, ele ainda é um artesão.

Um profissional que produz exclusivamente móveis sob encomenda ou sob medida, principalmente de chapas industrializadas como o MDF e o aglomerado pela grande indústria, designa-se antes como setor moveleiro. O marceneiro de hoje já utiliza muitas ferramentas de últimas geração, como ferramentas sem fios, CNC, coletores de pó etc.

Hoje a marcenaria evolui bastante, graças a tecnologia moderna facilitando muito a vida principalmente do marceneiro que trabalha com a fabricação de móveis planejados de fino acabamento.

Para que um artesão que trabalha com marcenaria possa formalizar seu negócio é preciso que ele crie uma oficina de artesão especializado na transformação da madeira em móveis, peças decorativas, utilitários e objetos de arte das mais variadas formas.

Como montar uma marcenaria

Outro profissional que trabalha com essa mesma linha são os carpinteiros, mas seu ramo é com madeira na construção civil.

Obs: Existem marceneiro que também são carpinteiros e vice versa.

 

Qual a diferença entre marceneiro e moveleiro?

Marceneiros são artesões que trabalham com madeira, ou seja, artistas capazes de converter madeira em arte, sejam móveis, objetos decorativos, portas, janelas e etc.

Moveleiros trabalham exclusivamente com confecção de móveis feitos com chapas indústrializadas (MDF, MDP, aglomerado e etc.). O moveleiro é basicamente um operador de maquinas, não sendo necessáriamente, um artesão.

Um marceneiro é visto também como um artista plástico, por ser capaz de transformar / modificar um objeto (no caso, a madeira) numa obra de arte.

 

Qualquer um pode ser um marceneiro?

Sim, desde que tenha sensibilidade e habilidade artística, conheça as madeiras e saiba trabalhar com maquinas e ferramentas.

Você pode montar sua marcenaria na garagem de sua casa, por exemplo, é uma atividade que pode ser muito lucrativa e também muito prazerosa, desde que se tome os cuidados necessários, como sempre usar equipamentos de segurança sendo um trabalho formal ou apenas um hobby.

E para isso existem inúmeros cursos profissionalizantes para quem quer seguir nesse ramo. Pra quem não tem interesse em fazer um curso presencial, saiba que existe cursos online e ou apostilas e video aulas na internet tão bons quanto um curso numa escola técnica.

 CPT - Centro de Produções Técnicas

 

Curso de pinturas decorativas em madeira

Curso fabricação de móveis em série

Curso de como montar e operar uma pequena fábrica de móveis

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *